Blogs Lucrativos

Blogs Lucrativos
Banner

sábado, 29 de novembro de 2014

EXCEL: Função PROCV (ou VLOOKUP)


Resolvi escrever esse post em homenagem a um amigo que precisa urgentemente aprendê-la ;-)
Essa função é muito bacana quando você precisa procurar um dado de uma planilha em outra planilha. Vixi! Que confusão!! Parece confuso sim, até o dia que você precisar usar! Hehehe
Vamos ilustrar um caso real então para ficar mais fácil o entendimento. Imagine que eu tenho uma lista de classificação de alimentos:


Essa lista está na Sheet2 da minha planilha.
Na Sheet1 eu vou fazer uma lista de Mercado, como a que segue abaixo:

A lógica aqui será a seguinte: Cada alimento que eu digitar na minha lista de mercado (na coluna amarela da sheet1), a fórmula PROCV irá procurar o alimento na lista de classificação de alimento (sheet2) e retornará na coluna verde da minha lista de mercado a classificação correspondente. Caso ele não encontre, o valor retornado será #N/A. Ainda está confuso né? Vamos a prática então. Vamos primeiramente à fórmula:

=VLOOKUP(A3;Sheet2!$A$1:$B$37;2;FALSE)

Ok Tati, mas o que isso quer dizer?? Primeiramente, essa formula deverá ser colocada na linha 3 da coluna verde da lista de mercado (sheet1). Copie para as linhas de baixo. Agora vamos descrever o que a fórmula quer dizer:

PROCURE o valor que está em A3 na tabela que está na Sheet2 entre as células A2 até B37, me retorne o valor correspondente a coluna B da sheet2, e o valor retornado deve ser exatamente igual ao valor que está sendo procurado

Digitando ARROZ em A3, o valor que será retornado em B3 será CARBOIDRATO. Isso porque ao digitar ARROZ, a formula vai procurar o valor ARROZ na tabela A2 a B37 em Sheet2. Repare que ARROZ está em A2 na sheet2. O valor retornado deve ser o que está na coluna 2, que nada mais é que a coluna B. O que tem na coluna B2 na Sheet2?? CARBOIDRATO!
Agora, se digitarmos BOLACHA na A3 da Sheet1, a fórmula irá procurar bolacha na Sheet2 entre A2 a B37. Só que não tem bolacha lá. Dá uma olhada na primeira tabela. Neste caso, a formula que está na B2 em Sheet1 vai retornar #N/A, porque não entrou BOLACHA na sheet2:


Agora imagine que a minha lista da sheet2 tenha inclusive os preços dos alimentos pré cadastrados.


Quando eu fizer a minha lista de mercado, posso usar a formula PROCV para que o preço seja automaticamente preenchido, caso o alimento que eu queira comprar exista na lista da sheet2. Aí neste caso, a fórmula ficará assim:

=VLOOKUP(A3;Sheet2!$A$1:$C$37;3;FALSE)


Essa fórmula deve ser colocada na coluna C, linha 3 da lista de mercado (sheet1). Copie e cole para as linhas abaixo.
Novamente, vamos entender a sintaxe da fórmula:

PROCURE, o valor que está em A3 na tabela da sheet2 que vai de A2 a C37, retorne o valor correspondente da coluna 3 (ou seja, coluna C), e o valor retornado deve ser exatamente igual ao valor procurado.


Agora veja o que acontece na prática:
Quando você digitar ARROZ na A3 da sheet1, a fórmula vai procurar ARROZ na Sheet2 entre A2 a C37. Ela vai encontrar o ARROZ na A2 da sheet2. O valor que será retornado é o que está em C2, que é justamente o preço do ARROZ, 11 reais.



Agora aqui vão alguns esclarecimentos:

1ª Pergunta que vocês devem estar se fazendo: Porque raios ela fala em PROCV mas escreve VLOOKUP??
PROCV é o nome da fórmula no Excel instalado em PORTUGUÊS. Quando você usa o Excel em INGLÊS, a fórmula muda de nome e vira VLOOKUP. Dica: Isso acontece com TODAS as fórmulas. Eu, particularmente, acho isso péssimo!! Imaginava que o nome das fórmulas fossem padronizadas, mas infelizmente elas mudam de nome de acordo com a linguagem instalada.

2ª Pergunta que vocês devem estar se fazendo. Que raios quer dizer o $ nas formulas demonstradas acima??
Esse símbolo ($) é uma espécie de "trava". Eu quero que a fórmula utilize sempre a tabela que vai de A2 a C37 para procurar meu valor. Isso previne que quando eu copie a formula para a linha de baixo, o Excel automaticamente renumere o range. Se você não colocar essa trava na primeira linha onde está a fórmula, quando você copiá-la para a linha de baixo, ela vai ficar assim: =VLOOKUP(A4;Sheet2!A2:C38;3;FALSE). Veja que o Excel automaticamente mudou o range da tabela na sheet2, que agora vai até C38 e não mais 37.

Muito massa essa fórmula né?! Eu gosto muito e já me quebrou muito galho!!
Espero que esse tutorial tenha ajudado a entender um pouco como funciona a fórmula, pois apesar de muito útil, é meio complicado entender pra quê ela serve.
Nos vemos no próximo post!

2 comentários: