Olá galera! Hoje vou
dar uma dica simples, mas que muitos ignoram: Os Hyperlinks. Muitas pessoas não
sabem o que significa e nem como usar Hyperlinks. Bom, vamos pôr a mão na massa
para que vocês possam aprender de vez a usar essa funcionalidade que não está
restrita ao Excel. Hyperlink é algo que você poderá usar em qualquer ferramenta
do pacote office.
Primeiro, o que
significa Hyperlink? Hyperlink é uma espécie de link (atalho) que você pode
adicionar nos seus trabalhos de forma a facilitar o acesso a alguma outra
fonte. Essa fonte pode ser externa ou pode estar dento do próprio documento.
Adicionando um Hyperlink para acessar uma fonte
externa:
Eis
aqui nossa planilha fictícia:
São
nas células em azul clarinho que vou basear esse post.
Vamos
inserir um Hyperlink para abrir o site do Banco Itaú, por exemplo. Para inserir
um Hyperlink para acessar uma fonte externa, faça o seguinte:
Selecione
a célula C17. Clique com o botão direito do mouse e selecione Hyperlink. A
seguinte tela será aberta:
Agora,
você deverá apagar o que estiver no
campo Address e substitua por www.itau.com.br
e clique em OK.
Neste
momento, a célula C17 ficará com a fonte azul e um pouco maior. Se
você clicar na célula C17, o seu browser padrão abrirá a página do Itaú.
Legal né?!
Faça
a mesma coisa com a célula C18, porém, de acordo com o exemplo, o endereço será
o local onde se encontra o seu arquivo word, dentro da sua máquina. No meu exemplo o meu
arquivo está em c:\users\tcarli\Blog\Documento Fictício Word.docx. Pronto! A
célula C17 abrirá o banco Itaú e a célula C18 abrirá um arquivo do Word que
está na minha máquina no caminho que especifiquei acima.
Adicionando um Hyperlink para acessar uma fonte
interna, ou seja, no próprio documento:
Aqui
a idéia é que, clicando na C19, a Sheet3 seja aberta. Isso pode parecer bobo
visto que só temos 3 Sheets na nossa planilha fictícia, mas imagine uma
planilha elaborada, com umas 20 sheets, onde você precisa fazer lançamentos
sequenciais, porém uma hora em cada sheet. Fica complicado sem esse recurso,
não é mesmo?
Vamos
lá então. Selecione a C19 e clique com o botão direito do mouse. Selecione a
opção Hyperlink. Novamente a seguinte tela será aberta:
Do
lado esquerdo dessa janela, em Link to, clique em Place in This Document. Ai a
tela muda para a que segue abaixo:
Agora
basta você indicar Sheet3. Pronto!
Para finalizar, algumas dicas
preciosas:
- Quando você muda o nome da Sheet, ela não será apresentada nessa tela como Sheet3. Exemplo: Mudei o nome da minha Sheet3 para TESTE e veja como a tela acima é apresentada para mim:
- No campo "Type the cell reference:" você pode indicar para qual célula da sheet 3 você quer que seu Hyperlink te leve. Exemplo: Eu quero que o usuário vá para a sheet3 quando clica r no hyperlink da célula C19, mas eu quero que ele vá para a célula Z80 na Sheet 3. Neste caso, você além de selecionar a sheet, pode digitar Z80 no campo Type the cell reference. E quando clicar no Hyperlink, isso é o que se apresentará ao usuário:
Aposto que você
achou isso sensacional e deve estar pensando porquê demorou tanto para saber
mais a respeito do Hyperlink. Detalhe: Hyperlink é algo que você consegue usar
em qualquer programa do pacote office!
Espero que tenham
gostado dessa dica. Continuem ligados no blog! Até mais!
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