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terça-feira, 26 de agosto de 2014

EXCEL: Validação de Dados


No post anterior falamos sobre formatação condicional. A validação vem a calhar agora já que, se o usuário resolver escrever outra coisa que não o valor esperado, a formatação condicional não funciona.
Vejamos então como usar a validação de dados. Imagine o mesmo exemplo anterior: uma planilha tipo checklist.
O usuário devera responder Sim ou Não. Mas, ao invés de deixá-lo escrever, você pode pré-definir os valores que a célula aceitará. Acompanhe o passo a passo:

Eis a mesma planilha fictícia tipo checklist:


Agora, vamos restringir a entrada de dados no intervalo C6 a C12. Crie uma lista na Sheet2, conforme abaixo:


Agora, volte na Sheet1 e selecione o intervalo C6 a C12. Após selecionar, na barra de menus, vá em Data e clique em validação de dados, conforme abaixo:


Na janela de Validação de Dados, na aba Settings, selecione "List" em "Allow". Isso abrirá o campo "Source". Nele você digita onde está a lista de opções que você especificou na Sheet2 e clique em OK. Veja abaixo:


Perceba que agora as células de C6 a C12 possuem uma flechinha para baixo. Isso se chama combo box. Quando você clica nessa flechinha vai abrir as opções, exatamente como estão lá na Sheet2:

Agora veja como a validação de dados cai muito bem quando empregada juntamente com a formatação condicional! Caso você não fixasse a entrada de dados nas células C6 a C12, a pessoa poderia escrever NAO(sem o " ~ "). Neste caso, a formatação condicional não vai funcionar.
Agora, com a validação de dados, a pessoa não consegue digitar outra coisa que não seja Sim e Não. Ela pode até escrever maiúsculo ou minúsculo. Não tem problema. Mas não pode escrever mais nada diferente dessas 2 opções.

Caso a pessoa tente escrever algo diferente de sim e não, ela receberá a seguinte mensagem de erro:


Novamente, espero que tenham gostado dessa dica. Aguardo vocês no próximo post! Até lá!

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