Blogs Lucrativos

Blogs Lucrativos
Banner

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

EXCEL: Criando mini barras de status

Gente, não são lindas essas barrinhas de status?? Eu adoro!! Deixam a planilha com um super "visú"!
Chefes a-do-ram essas barrinhas porque mostram, de forma bem visual mesmo, o status de uma determinada atividade. O mais legal disso é que é super simples de configurar ! Você só digita o número e pronto!! O Excel faz o preenchimento sozinho!
Mas, você pode estar se perguntando: "Quando é que eu poderia usar isso??"
Voltaremos então a nossa planilha fictícia "Checklist de Viagem de Férias". E para cada atividade que lançarmos lá, vamos criar uma coluna de "Andamento" onde o usuário vai preencher qual a porcentagem de conclusão das atividades. Vamos começar?

Eis aqui a nossa planilha já com a coluna Andamento:


Primeira coisa a fazer: Vamos formatar as células D6 a D12. Selecione o intervalo D6 a D12 e clique com o botão direito do mouse. Na lista de opções que surgir, clique em Format Cells. A seguinte tela será exibida:
 

Clique na aba Numbers e selecione a Categoria Percentage e clique em OK. Com isso, todas as vezes que o usuario digitar um numero, ele será automaticamente transformado em porcentagem.
Eu preenchi com números hipotéticos e ficou assim:
 

Fica sem graça né gente?! Se um gerente visse essa planilha, ele nem iria notar as porcentagens. A informação é importante, mas não tem destaque e, por isso, passa batido.
Vamos então formatar essas células para que sejam preenchidas de acordo com a porcentagem que foi digitada.
Selecione novamente o intervalo D6 a D12. Vá em Conditional Formating:


Nas opções que vão surgir, escolha Data Bars >> Gradient >> Orange Data Bar


Olha que lindo que ficou agora!!
Trabalho profí hein!?

Mas espere um pouco, porque ainda não terminou. Seguem agora algumas dicas de ouro:

  1. Percebeu que a célula dos 5% ficou só um pouquinho preenchida e a de 100% ficou totalmente preenchida? Ai você me fala: Mas Tati, não deveria ser exatamente assim? Sim!! Mas, supondo que as células que estão preenchidas com 100% não fossem 100%, mas sim 50%. Sabe como isso ficaria? Assim:


Ué Tati!? O que aconteceu??? 50% significa que está metade completa! Porque ele está mostrando todo preenchido, como se fosse 100%??
Bom, o que acontece aqui é lógico. A referência para ele preencher a célula são os números. Neste caso, o maior é 50 e o menor é o 5. É possível resolver isso? Sim e de 2 formas. Caso a forma A não dê certo, tente a forma B.

FORMA A - Selecione o intervalo D6 a D12 novamente. Vá em Conditional Formating e escolha a opção New Rule. Na tela que abrir, configure exatamente como segue abaixo:


Clique em OK. Isso deverá resolver o problema. Pra mim, agora ficou assim:



Caso você tenha dificuldades e a instrução acima não resolva, tente essa forma (Gambiarra style).
FORMA B - Digite na célula D13 o valor 100 e siga os passos acima para formatar a célula para porcentagem. Mude a cor da fonte dessa célula D13 para branca. Selecione o intervalo D6 a D13.
Vá em Conditional Formating e nas opções que vão surgir, escolha Data Bars >> Gradient >> Orange Data Bar. Vai ficar assim:



Ai você de novo me pergunta: Tati, mas não estou usando a linha 13.... Tá feio esse 100% sem nada associado a ele. Verdade amigo. Então vamos esconder essa linha 13 da seguinte forma.
Coloque o cursor do mouse em cima do número 13 no canto esquerdo da planilha e clique. Tem que ficar assim:



Agora, lá em cima do 13 de novo, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Hide:



A segunda, de baixo para cima.
Pronto! A linha está oculta e sua planilha continua bonita. Isso porque agora o maior valor de referencia é o 100%.
Perceba que a linha 13 não aparece mais no canto esquerdo da planilha:



Mas isso não tem o menor problema porque, afinal de contas, você não está usando a linha 13 mesmo....


Bom gente, é isso! Espero que tenham gostado dessa super dica que incrementa o visú de qualquer planilha :-)

21 comentários:

  1. Perfeito, era exatamente o que eu precisava. Não ensinou diretamente como esconder a porcentagem, mas eu fui capaz de perceber (Show bar only)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Que legal que gostou!
      Eu já estava achando que esse blog tava no limbo!
      Preciso escrever mais post ;-)

      Excluir
  2. Respostas
    1. De nada Samual! Bacana saber que ajudei alguém, mesmo q indiretamente. Me motivou a escrever mais posts.
      Tem alguma coisa no excel que vc sofre pra fazer?

      Excluir
  3. Tati,oieee. Tô sofrendo pra fazer uma coisa sim: Uma coluna com matérias que preciso estudar(100%). Quero colocar uma regra assim: Quando eu clicar "Concluído" num determinado assunto dessa matéria, irá diminuir do total que preciso estudar. Digamos: tenho 7 assuntos de uma determinada matéria para estudar. Esses 7 assuntos correspondem a 100% dessa matéria, então já estudei o primeiro assunto, aí já vai tirar dos 100%. Você tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iracema! Olha, eu acho q entendi sim. Vc quer deixar cada assunto da matéria q vc precisa estudar em uma coluna separada? Se for isso, digamos q vc tenha 7 assuntos q precisa estudar, cada assunto corresponde a 14,29%. Mas se vc tiver quantidades de assuntos diferentes para cada matéria, não vai ser possivel criar uma formula para todas as materias. POr exemplo, se uma materia tiver menos assuntos (uns 5 por exemplo), dai cada assunto equivale a 20%. Me avisa se ficou clara a minha explicaçao :-)
      Obrigada por acessar o blog e por comentar aqui. Abraços.

      Excluir
  4. Oiee Tati! boa noite! Obrigada por me responder!
    Então, é isso sim. É um edital verticalizado que estou montando. Então na coluna A tem os nome das matérias, na coluna B os assuntos relacionados àquela matéria e na coluna C uma lista suspensa onde escolho entre "Falta" ou "concluído" também relacionada àquele assunto. O que quero é que ao escolher a palavra "Concluído" de cada assunto, ele me dê um percentual que ainda falta concluir(ou o percentual já concluìdo) relacionado àquela matéria. Eu até criei uma quarta coluna para me mostrar esse %, mas não sei que fórmula, macro, usar.. Não sei se enrolei mais ou esclareci. rsss.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati, tudo bom? Eu precisava tirar uma dúvida, talvez você possa me ajudar...

    É assim, eu tenho uma lista de itens que estou adquirindo aos poucos, é como uma lista de desejos que eu vou riscando conforme os compro/ganho. Mas eu gostaria de criar uma barra de progresso que mostrasse o andamento geral dessa lista, tipo, em quantos porcento eu estou no momento. Se eu adquiri metade dos itens da lista, a barra mostraria 50%... entende?

    Não sei nem quais termos usar para pesquisar na internet, será que poderia me ajudar? Grato desde já pela atenção! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se sua lista tem um número fixo de ítens, é mais fácil calcular isso. Caso contrário fica bem mais difícil.
      Partindo do princípio q sua lista tenha um número fixo de itens, vamos supor q sejam 15, cada item tem o peso de 6,67%. Ou seja, a cada item q vc compra ou ganha, deve-se somar 6,67%.
      Pra colocar uma barra de status controlando o status de todos os ítens vc vai precisar usar uma fórmula q faça uma soma condicional, no seu caso, somar as células q estão diferentes de vazias. Eu tenho uma ideia de como fazer isso.... acho q pode ser uma motivação pro meu próximo post ;-)

      Excluir
    2. Opa, era exatamente isso o que eu procurava mesmo. Aguardo ansioso pela próxima postagem sua então, obrigado pela ajuda *-*

      Excluir
    3. Olá! Sua dúvida virou um post (quase um ano depois heheheeheh). Vai lá conferir. Espero que ajude:
      https://owsheet.blogspot.com.br/2018/02/excel-respondendo-duvidas-especificas-i.html

      Excluir
  6. Foi muito útil, explicação clara e precisa

    ResponderExcluir
  7. Excelente Blog, informações muito bem apresentadas e de forma super simples, gostei bastante, com certeza sempre consultarei.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela orientação...ajudou muito!

    ResponderExcluir
  9. Não desanimeeeeee com seu site e não ache que ele esta no "LIMBO DA WEB", infelizmente não são todas as pessoas que dão feedback mas se me ajudou tenho certeza que ajudou mais um monte de gente e seu link foi o primeiro do GOOGLE com certeza você(OWSHEET) não sera esquecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Eu estou desanimada mesmo, preciso voltar a fazer mais posts.
      Obrigada pelo feedback!
      Alguma coisa em particular que vc tem dificuldade e ainda nao encontrou ajuda na internet?

      Excluir
  10. Muito bom! Agora posso mostrar pros chefes a evolução das coisas.

    ResponderExcluir