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terça-feira, 2 de setembro de 2014

EXCEL: Criando gráficos (os 3 mais utilizados)

Olá galera! O que acham de criarmos uns gráficos hoje?!
Vamos navegar por esse tema, criando alguns tipos de gráficos mais utilizados.
Primeiramente, não criem a expectativa de que eu vá esmiuçar todos os tipos diferentes de gráficos e pra quê eles servem. Na verdade, eu também não sei todos, mas quando preciso vou lá e dou uma fuçada até encontrar o que quero. Se vocês tiverem alguma duvida, poste ela nos comentários e terei prazer em responder.
Então, pra não dificultar muito, vou falar sobre os 3 tipos mais comuns de gráficos:

  1. O de barras (Column)
  2. O de linhas (Line)
  3. O de pizza (Pie)



Eis uma planilha fictícia que criei para mostrar como criar um gráfico.



Vamos criar um gráfico de barras (colunas). Para começar, selecione o intervalo A2 até C14. A seleção fica assim:


Agora, na barra de menus, vá em Insert e na seção Chart (Gráfico), selecione Column (barras):



Escolha a primeira opção do 3D Column. Um gráfico será inserido na sua planilha. Assim:



Gente, o gráfico de barras está pronto!!! Muito fácil, não é!? Mas porque isso é tão simples? Porque o segredo está em como você monta a tabela que vai gerar o gráfico!
A tabela precisa estar bem organizada identificando corretamente os dados. Quanto melhor a sua tabela, mais claro será seu gráfico.

Agora vamos criar um gráfico de Linhas. Neste caso, podemos utilizar a mesma tabela fictícia acima.
Selecione novamente o intervalo A2 a C14. Vá em Inserir e clique em gráfico de linhas. Veja abaixo:


Selecione, dentro de 2D, a opção Linhas com Marcadores. Ficará assim:



Você pode editar o título do gráfico clicando em cima de onde está escrito "Título do Gráfico".
Veja que esse gráfico que escolhi agora (o de linhas com marcadores) é melhor para este caso, pois mostra Vendas x Metas e fica bem fácil de visualizar que as Vendas ficaram sempre acima da meta.
Por isso é importante, antes de definir um gráfico, saber exatamente o que você quer mostrar. A escolha correta do gráfico fará com que os dados sejam entendidos rapidamente por quem está lendo e interpretando os dados.

Para ilustrar um gráfico de pizza, não poderemos utilizar a tabela acima. Mas porquê Tati??
Porque ele simplesmente não vai nos dizer nada. Quer ver? Vamos então selecionar A2 até C14 e, em Inserir, escolha gráfico de pizza, gráfico de pizza 3D. Veja que gráfico horroroso!



O que isso te diz?? Provavelmente nada, pois não compara com nada! Não dá para tomar decisão nenhuma. Para um gráfico de pizza você precisa ter em mente que os dados precisam fazer sentido quando agrupados todos juntos. Vou dar um exemplo bem prático. Imagine que você controla seus gastos e categoriza cada um deles. Ai, no fim do mês você sabe exatamente quanto gastou com contas fixas, com carro, com dívidas e etc. Baseado nisso eu montei uma tabela imaginária "Onde meu dinheiro está sendo gasto?". Veja:



Legal, agora você tem dados que farão sentido agrupá-los num gráfico de pizza, afinal você quer ver o quê tem consumido a maior fatia do seu salário. Opa! Acho que agora você entendeu quando usar um gráfico de pizza né?! Neste exemplo, a pizza é o seu salário e você quer ver que área consome mais dessa pizza chamada salário. Vamos ao gráfico então. Selecione A19 até B24. Vá em Inserir e selecione gráfico de pizza, pizza 3D. Você verá um gráfico assim:


Dá para deixar esse gráfico mais bonito. Clique na área do gráfico e clique com o botão direito do mouse. Selecione "Adicionar rótulo de dados >> Adicionar rótulo de dados". Isso adicionará os valores a cada fatia da pizza. Clique em cima de onde está escrito "Valor" e escreva um novo texto: "Onde meu dinheiro está sendo gasto?". Ficará assim:


 Mas é possível você transformar valores, em reais, em porcentagem. Clique em cima da área do gráfico e clique com o botão direito do mouse. Selecione "Formatar Rótulo de Dados...". Selecione "Porcentagem" e tire a seleção de "Valor", conforme segue:

Seu gráfico deverá ficar assim:


Ficou muito mais fácil agora visualizar que os maiores gastos são com a casa e com o carro!

Bom pessoal, isso é o básico do básico para começar a usar gráficos no Excel.
É um assunto super extenso e sempre existirão mais coisas para serem postadas.
Deixem um comentário aqui embaixo especificando o que mais vocês gostariam de saber sobre Gráficos.

Obrigada e nos vemos em breve!!

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