Blogs Lucrativos

Blogs Lucrativos
Banner

terça-feira, 16 de setembro de 2014

EXCEL: Utilizando Tabela Dinâmica


Olá pessoal! Antes de terminar os posts "Perfumarias", vamos mudar um pouco de assunto?
Vamos falar sobre tabela dinâmica! Mas porque o nome tabela dinâmica? Porque você pode mudar a configuração da tabela dinamicamente. Ou seja, para cada dado que você precisar focar / analisar, você pode modificar a forma como os dados serão apresentados. Então, vamos responder com esse post as seguintes perguntas:

Quando utilizar?
Quando você possuir uma tabela com inúmeros dados e precisar analisá-los fazendo agrupamentos.

Como criar?
Para criar uma tabela dinâmica é preciso que você já tenha uma tabela cheia com dados. No meu exemplo, eu vou utilizar uma planilha fictícia com 3 colunas: Item, Valor e Classificação. Já já, vou mostrar para vocês em detalhes como criar a Tabela Dinâmica.


Como interpretar?
A interpretação  vai depender do que você quer analisar e do tipo de agrupamento que fizer. Em linhas gerais, é possível (com o exemplo que estou dando) analisar quantos itens A estão classificados com classificação BOA, RUIM e REGULAR e quais os valores dos mesmos. Isso vai ajudar o fabricante dos itens a entender se um item classificado várias vezes como RUIM está mais caro que um ITEM com bastante classificações BOAS, por exemplo. Este é apenas um exemplo. Existem inúmeras aplicações para a tabela dinâmica.

Bom, vamos lá! Então, com a tabela fictícia acima, vamos criar a tabela dinâmica. Para isso, vá na seção Insert >> Pivot Table (ou Tabela Dinâmica):

 
A seguinte tela será apresentada:
Clique no botão com uma flechinha vermelha referente ao campo Table/Range e selecione todo o intervalo da sua planilha:
Agora selecione o local onde deseja colocar a sua planilha dinâmica. Para isso, selecione a opção Existing Worksheet e em Location digite Sheet2!$A$1. Ficará assim:
Clique novamente no botão com a setinha vermelha e clique OK. Agora vá em Sheet2 e você verá o seguinte lá:
Do lado esquerdo está onde os dados analisados serão apresentados. Do lado direito estão os campos para você começar a "brincar".
Agora, vamos analisar os dados. Vou clicar, no lado direito, em ITEM e arrastá-lo para Row Labels. Agora ficou assim:
Agora, vou arrastar a CLASSIFICAÇÃO para Row Filter e VALOR para Values. Ficará assim:
Agora, selecione as células com valor (B4 a B6) e formate como Moeda (Caso tenha dúvidas como fazer isso, acesse o artigo http://owsheet.blogspot.com.br/2014/09/excel-perfumaria-i-formatacao-rapida.html).
Agora, lá em cima em CLASSIFICAÇÃO, clique na flecha para abrir as opções:
Vão aparecer as opções assim:
Clique naquela que você quer analisar. Vamos começar analisando a BOA:
Agora, mude para RUIM:
Veja que o valor dos itens classificados como RUIM são maiores dos que os classificados como BOA. Pode ser que esteja acontecendo 2 coisas: Ou existem mais itens RUIM e a soma dos valores ficou maior que os de classificação BOA ou os itens RUIM são mais caros que os BOA. Vamos descobrir?
Arraste ITEM para Values:
Putz! A contagem de itens também ficou formatada como moeda. Selecione as células C4 a C6 clique no botão que é uma vírgula. Ele fica na sessão Home:
Pronto!
Agora, mude a classificação para BOA novamente:
Veja que a quantidade de itens é exatamente a mesma, porém os de classificação RUIM estão mais caros do que os de classificação BOA.
Podemos deixar mais evidente arrastando CLASSIFICAÇÃO para Row Labels:
Veja que para o item A, os de classificação BOA estão mais caros do que os RUIM, já que a quantidade de itens é a mesma. Com os itens B e C a mesma coisa acontece.
Podemos fazer uma outra análise: Quantos itens existem dentro de cada classificação. Para zerar a sua analise inicial, arraste tudo o que está em Row Filter, Column Labels, Row Labels e Value para cima, um a um.
Agora, arraste para Row Labels CLASSIFICAÇÃO e depois ITEM. Arraste o ITEM para Values também. Ficará assim:
Temos a mesma quantidade de itens classificados como BOA e RUIM.
Viu só como fica fácil analisar dados com a planilha dinâmica? Imagina como você faria essa análise sem a tabela dinâmica? Impossível!

Espero que tenha ficado mais claro para vocês como e quando se usa a tabela dinâmica. Não deixem de postar suas dúvidas e o que mais desejam saber sobre esse e outros assuntos.
Nos vemos no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário