Blogs Lucrativos

Blogs Lucrativos
Banner

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

EXCEL: Dicas e Macetes Rápidos

Olá pessoal! Depois de um tempão (exatamente um mês), cá estou eu de novo com um post novinho em folha!
Ainda tenho mais 2 postagens sobre o tema Perfumaria (se não me falha a memória), mas hoje, apesar do post estar relacionado ao tema, ele não faz parte da sequência que montei sobre Perfumaria. Imaginem que esse post é um adendo a este tema, que é muito amplo. Nele, vou passar macetes rápidos e práticos pra quem precisa impressionar, mas não tem muito tempo para ficar lendo todos os posts desse blog e de outros.

Antes de começar, vocês devem ter percebido que tenho aqui no blog alguns anúncios. Eu procuro respeitar meu público anunciando apenas produtos relevantes, ou seja, aqueles que tem algum relacionamento com os assuntos abordados aqui. Eu não vou anunciar perfumes sendo que estamos focados aqui em planilhas e pacote office, ok?!
Dessa forma, convido os leitores a fazer um tour nos anúncios deste blog. De repente alguma coisa aqui te interessa. Caso não encontre nada interessante, deixe seu comentário sobre os produtos que você teria interesse em ver no blog. Mas eles precisam estar alinhados com os assuntos abordados aqui, ok?

Então vamos começar?!

A primeira dica que eu gostaria de passar para vocês diz respeito aos modelos prontos que a Microsoft disponibiliza para a suíte do pacote office. Como assim Tati?!? Prontos?! Eu ouvi direito?! Não preciso fazer nada?!
Isso mesmo, vocês não estão surdos (ou cegos!) É isso mesmo que vocês ouviram (leram)! Prontos!! E vou te falar que são modelos bem bonitos e profissionais!
A desvantagem de usá-los: Todo mundo que trabalha diariamente com Excel sabe que ele tem um mooooonte de modelos prontos. Neste caso, alguém pode bancar o engraçadinho e tirar um sarro de você. Se vai mesmo usar um modelo pronto, tenha em mente que você jamais será lembrado pela originalidade das suas planilhas. Mas eu acho, do fundo do coração, que esses modelos prontos podem ser um começo para quem não tem noção nenhuma.
Agora, se você não está preocupado com o quesito "originalidade" nesse momento e apenas precisa apresentar dados de forma bonita, profissional e organizada e não tem tempo nenhum, então eu indico a utilização desses modelos. Segue um print screen das opções de modelos que o Excel 2010 me oferece assim que o abro:

 

Veja que ele também sugere categorias (orçamento, futuro, calendários, etc).
Explore as categorias, abra uma a uma e veja a infinidade de planilhas prontas que você pode usar. Um recurso maravilhoso para quem está sem tempo.

Outra dica muito legal, mas acho que só está disponivel a partir do Excel 2010, são os mini-gráficos. Para explicar para vocês como funcionam os minigráficos, eu criei a planilha abaixo:

Essa planilha representa as vendas dos produtos X, Y, Z e W até Junho de 2014.  Vamos inserir mini gráficos na coluna J. Para isso selecione o intervalo J3 a J6. Depois vá em Inserir e, na seção mini gráficos, selecione Ganhos/Perdas. A seguinte tela será apresentada:

Clique no botão do lado direto da telinha (esse que tem a flechinha vermelha). Isso esconderá a janela Criar minigráficos e te possibilitará selecionar o intervalo de dados que, no nosso caso, vai de D3 até I6:

Clique novamente no mesmo botão e a janela Criar Minigráficos aparecerá novamente:

Clique em OK. Pronto!! Olha só que gracioso esse minigráfico:

Agora, vamos salientar os valores mais baixos. Para isso, selecione o intervalo J3 a J6. Nesse momento você verá a sessão Ferramentas de Minigráficos. Clique em Design:

Mais a esquerda você deverá ver o seguinte:

Por default, os pontos negativos vêm selecionados. Mas, para o nosso caso isso não faz sentido. Então desmarque Pontos Negativos e selecione Ponto Baixo. Ficará assim:

Lindo!!

Bom pessoal, por enquanto é isso o que tenho para compartilhar com vocês. Espero que tenham gostado.
Novamente, eu encorajo vocês a deixar dúvidas e sugestões nos comentários, ok?!
Até o próximo post (espero que em breve!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário